
Nesta quinta-feira (23), O ato da assinatura do convênio para a implantação do Campus do IF Baiano em Governador Mangabeira foi marcado, sobretudo, por muita emoção. A população do município situado no Recôncavo sul, a 132 km da capital baiana, parecia não acreditar no que estava acontecendo diante dos seus olhos. Um grande anseio dos educadores, estudantes e jovens do local acabara de ser simplesmente concretizado.
Por diversas vezes, a juventude se fazia presente em eventos onde estavam o Presidente Lula e o Governador Jaques Wagner para reivindicar a instalação de uma Escola Técnica na área onde funcionava a antiga EFAP (Escola da Polícia Militar). Depois de muitos anos de abandono, a área agora será readequada e utilizada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano.
No momento da assinatura do convênio, a prefeita Domingas da Paixão, não conseguiu conter o forte entusiasmo e foi tomada por uma grande emoção, derramando em lágrimas pela conquista que segundo ela foi a maior de todas até aqui. Embora não tivesse a oportunidade de completar o ensino fundamental, tendo inclusive que trabalhar como empregada doméstica, ela se diz realizada por trazer este grande investimento educacional, que oferece a qualificação necessária para que a juventude possa ingressar no mercado de trabalho.
“Imagine se ela tivesse um anel de formatura... ela poderia fazer muito mais”, comentou o vereador do município, Luiz Santos Oliveira, quando em sua fala enalteceu a importância da implantação do Instituto Federal para o município e região.
Quando utilizou também da palavra, o reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura, fez questão de enfatizar que “para ser um bom gestor é importante que se tenha sensibilidade e que nem sempre a formação superior é um fator determinante para uma boa gestão. A prefeita Domingas é um exemplo para outros municípios, pois, pessoalmente ela fez questão de visitar os 19 prefeitos da região e os convenceu a todos de unirem esforços em função da implantação do Campus em Governador Mangabeira”. De acordo com o Reitor, esta ação foi fundamental para o sucesso do processo de implantação da Instituição no município.
“Nem sempre um grande médico é um bom diretor de Hospital e nem sempre os grandes técnicos, foram bons jogadores de futebol”, conclui o reitor em seu caloroso discurso. Nesta hora todos na platéia renderam uma forte salva de palmas. Enquanto explicava sobre o potencial da Instituição, o reitor Sebastião Edson informou que as obras para adequação do espaço será iniciada em breve. No local, serão oferecidos cursos de formação técnica e continuada, além de cursos superiores, com bacharelados e licenciaturas, assim como já acontece nos outros 9 campus instalados na Bahia.
O evento contou com a presença do Deputado Estadual reeleito Bira Corôa, vereador Luiz Carlos Borges, presidente da Câmara de Vereadores - Albano Fonseca, Secretário Municipal de Governo - Dr. Edgar Henrique, chefe de gabinete da Prefeita - Maria das Graças Menezes, Secretária Municipal de Saúde - Elisa da Paixão, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social - Aline Oliveira, Secretária Municipal de Educação - Noralice Rodrigues, Secretário Municipal de Meio Ambiente - Derlan Queiroz, Diretor do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Dr. Edmir Ferraz, Ex-prefeito João Mamona, Diretora Regional Serrana da APLB - Alina Rita, Coordenador Geral de Ensino do Campus do IF Baiano em Texeira de Freitas - Josemar Rodrigues da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário